Conceito


O Coasteering é uma actividade recente em Portugal e a Arrábida/Lisboa é um dos melhores locais para a prática do desporto, pois combina a envolvência de áreas protegidas, com um mar azul e esverdeado de águas translúcidas e escarpas rochosas magníficas que se precepitam sobre as baías e enseadas características da paisagem.

Para a actividade são necessárias uma série de medidas de segurança e para isso deverá ser assistida e acompanhada por profissionais experientes. Como material de segurança é indispensável o uso de capacete, colete flutuador, fato térmico e ténis. Alguns percursos admitem ainda rappel, logo é imprescindível o uso de arnês e todo o equipamento de descida como o “oito”, cordas e kit de salvamento em caso de emergência.

A actividade tem sido um êxito e a empresa de Turismo Activo “Vertente Natural” foi pioneira e responsável pela montagem de vários percursos ao longo da costa, incluindo a sua manutenção e realização de actividades regulares, nomeadamente durante a Primavera/Verão quando o público adepto de actividades de ar livre procura o fresco e a calma proporcionda por paisagens de perder a respiração. Mas ainda assim a actividade pode ser realizada em qualquer altura do ano, dependendo do grau de dificuldade e de adrenalina procurados.